terça-feira, 31 de março de 2009

1 de Abril - Dia da Mentira


"Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seu feitos" Cl 3.9

Estamos falando do dia 1° de Abril. Atualmente, os trotes e as brincadeiras que caracterizam esse dia não são vistos mais com tanta freqüência. Motivo? Os fatores sociais, como por exemplo, o excesso de trabalho e as preocupações diárias, principalmente nos grandes centros urbanos industrializados, onde o corre corre do dia-a-dia não dispensa tempo para tais brincadeiras.
Toda via existem pessoas que ainda encontram tempo e se utilizam dessa data como um meio de entretenimento. Entre as crianças, de idades variadas, o dia da mentira ainda é uma sólida realidade, visto que nas escolas sofrem grande influência das brincadeiras em torno desse dia. Pergunto, então: Quem ensinou as crianças que 1° de abril é dia de mentir? Quais as conseqüências dessa brincadeira? Será que se trata mesmo de um hábito inocente?
Será que só as crianças mentem nesse dia?
Passar trotes e mentiras no dia 1° de abril é um costume comemorado em todo mundo. Nos Estados Unidos, esse dia é conhecido como April Fools Day; na França, Pisson d’ Avril; e em Portugal, O Dia dos Enganos.

A Origem Desse Dia

Por se tratar de folclore, existem várias interpretações atribuídas á origem do dia da mentira. Alguns explicam que ele surgiu no século XVI, quando o rei Carlos IX, de seu Castelo de Rousillon, em Dauphine, França, baixou um decreto determinando que o ano deveria iniciar no dia 1° de janeiro, e não em 1° de abril, como acontecia. Os Franceses, então, aproveitaram esse fato para satirizar o dia 1° de abril, data em que se celebrava o ano novo. E fizeram isso com brincadeiras e ditos pitorescos, e muita gente, por ignorância ou falta de lembrança, caía nos enganos dos demais. Outra versão para a origem do dia da mentira é contada pelos estudiosos. Segundo eles, o príncipe Loraine, ao fugir do Castelo de Nacy, pregou uma peça no rei Luís XIII exatamente nesse dia. Sua intenção era brincar com o rei, nadando pelo rio Meurthe. Com a impopularidade de Luís XVIII, os franceses aproveitaram o fato para ridicularizá-lo. No Brasil, o folclórico dia da mentira foi trazido pelos portugueses.

O Dia da Verdade

Por que os homens escolheram um dia para a mentira? Por que não existe um dia para a verdade? A resposta vem da própria Palavra de Deus, que diz:
"Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras" (Sl 58.3).

Qual seria então o dia da verdade? Asseveramos que não existe um dia específico para a verdade, mas sim, que devemos sempre dizer a verdade:
"Por que a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade" (Pv 8.7).

A Bíblia não faz distinção entre pecado pequeno e pecado grande! Toda e qualquer transgressão aos preceitos determinados pela Palavra de Deus é pecado e necessita de perdão!
A mentira é um hábito corriqueiro na sociedade atual. Num filme americano, que no Brasil foi lançado com o título O mentiroso, Jim Carey, que ganhou o papel principal, interpreta um advogado que passa o tempo todo do filme mentindo e, por conta disso, vive situações muito delicadas. Esse é o efeito da mentira, colocar as pessoas em situações diversificadamente delicadas e constrangedoras!
É muito comum as pessoas mentirem para tentar resolver as questões mais simples da vida. Por exemplo, mentem para serem aceitas em determinado grupo, ou para não terem de dar maiores explicações. Mas os fins não justificam os meios. O problema maior consiste quando a pessoa toma a mentira como verdade. E é justamente isso que acontece, e com freqüência, nas seitas. O perfil psicológico do sectário é vulnerável. Eles aceitam ensinos irracionais e resistem á argumentação sensata. Nas seitas, devido ao autoritarismo e ao exclusivismo, a tendência ao erro sobressai. Um missionário mórmon declarou que acreditaria no Livro de Mórmons, ainda que esse livro dissesse que existem círculos quadrados. Nisto vemos o cumprimento da Palavra de Deus: E desviarão os ouvidos da verdade, voltando ás fábulas (2. Tm 4.4).
A mentira é mais um dos muitos laços que Satanás se utiliza para povoar o lago de fogo e enxofre, que o destino eterno da besta, o falso profeta, do próprio satanás e de todos aqueles que a praticam:
"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte" (Ap 21.8 ).

A Bíblia declara que um abismo chama outro abismo (Sl 42.7). Seguindo esse raciocínio, podemos dizer que uma mentira atrai outra mentira. Não ignoramos o fato de que muitos adeptos de seitas são sinceros na sua crença, contudo, estão sinceramente errados. Não podemos, entretanto, dizer o mesmo de seus líderes, que ensinam aos fiéis suas mentiras como sendo verdades incondicionais. A mentira cega! Jesus disse:
"Deixai-vos; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova" (Mt 15.14).

E Paulo confirmou:

"Mas os homens maus e enganadores irão de mal a pior, enganado e sendo enganados" (2 Tm 3.13).

A Bíblia e a Mentira

Existe um ditado popular que diz: A mentira tem perna curta. Abraham Lincoln, disse: Pode-se enganar todas as pessoas durante todo o tempo, mas não se pode enganar todo mundo por todo tempo.
Exortações bíblicas quanto á mentira: o que usa de engano não ficará dentro da minha casa; A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará (Pv.19.15) o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos (Sl 101.7). O justo odeia a palavra de mentira (Pv 13.5). O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade dura só por um momento (Pv 12.19).
"Estas coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre os irmãos" (Pv 6.16-19).

A Bíblia e a Verdade

A mentira tem suas raízes no diabo,
"que foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentirosa, e pai da mentira" JO 8.44
Em contraste, lemos:
"Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas " (Zc 8.16).

Devemos orar a Deus pedindo:
"Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação" (Sl 25.5)
"Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome" (Sl 86.11).
Devemos, também, seguir o conselho do sábio Salomão: Compra a verdade, e não a vendas (Pv 23.23).
Fiquemos, pois, com a verdade, busquemos a verdade, falemos a verdade, sigamos a verdade. Foi o próprio Jesus quem disse:
"Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao pai, senão por mim" (JO 14.6).
E ainda: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (JO 8.32).
Se a verdade liberta, por que optar pela mentira, que esvazia?


Autor: Desconhecido

Súplica



Agora que o silêncio é um mar sem ondas,
E que nele posso navegar sem rumo,
Não respondas
Às urgentes perguntas
Que te fiz.
Deixa-me ser feliz
Assim,
Já tão longe de ti, como de mim.

Perde-se a vida a desejá-la tanto.
Só soubemos sofrer, enquanto o nosso amor
Durou.
Mas o tempo passou,
Há calmaria...
Não perturbes a paz que me foi dada.
Ouvir de novo a tua voz, seria
Matar a sede com água salgada.

Miguel Torga



domingo, 29 de março de 2009

Louis Braille (1809-1852)


Selos Franceses










Brasil




Selo comemorativo do sesquicentenário da primeira publicação em Braille



Brasil 2009 - Bicentenário do nascimento de Louis Braille


Argentina





































































Ano do Boi

Os Correios também participam das celebrações do ano novo chinês, divulgando, por meio desta emissão, o Ano do Boi.

Sobre o selo:
De autoria de Jô Oliveira, sobre um pano de fundo cor de jade estão dispostos, simetricamente, os elementos visuais que compõem o selo. Entre dois círculos destaca-se a figura do Boi, em estilo que reporta à arte popular da China. No círculo da esquerda encontram-se as figuras dos doze animais do Zodíaco Chinês, e, no da direita, seus nomes, escritos em chinês. A disposição das cores que decoram os dois círculos é a mesma. Foram utilizadas as técnicas de desenho a nanquim e computação gráfica.


sábado, 28 de março de 2009

Ne Me Quitte Pas

Composição: Paroles et Musique: Jacques Brel 1959

Ne me quitte pas
Il faut oublier
Tout peut s'oublier
Qui s'enfuit déjà
Oublier le temps
Des malentendus
Et le temps perdu
À savoir comment
Oublier ces heures
Qui tuaient parfois
À coups de pourquoi
Le coeur du bonheure
Ne me quitte pas (x4)

Moi je t'offrirai
Des perles de pluie
Venues de pays
Où il ne pleut pas
Je creuserai la terre
Jusqu'après ma mort
Pour couvrir ton corps
D'or et de lumière
Je ferai un domaine
Où l'amour sera roi
Où l'amour sera loi
Où tu seras reine
Ne me quitte pas (x4)

Ne me quitte pas
Je t'inventerai
Des mots insensés
Que tu comprendras
Je te parlerai
De ces amants là
Qui ont vu deux fois
Leurs coeurs s'embrasser
Je te raconterai
L'histoire de ce roi
Mort de n'avoir pas
Pu te rencontrer
Ne me quitte pas (x4)

On a vu souvent
Rejaillir le feu
De l'ancien volcan
Qu'on croyait trop vieux
Il est paraît-il
Des terres brûlées
Donnant plus de blé
Qu'un meilleur avril
Et quand vient le soir
Pour qu'un ciel flamboie
Le rouge et le noir
Ne s'épousent-ils pas
Ne me quite pas (x4)

Ne me quite pas
Je ne veux plus pleurer
Je ne veux plus parler
Je me cacherai là
À te regarder
Danser et sourire
Et à t'écouter
Chanter et puis rire
Laisse-moi devenir
L'ombre de ton ombre
L'ombre de ta main
L'ombre de ton chien
Ne me quitte pas (x4)

******

O jornal espanhol El Pais resolveu listar no seu caderno de Cultura, as 100 canções que mudaram a vida das pessoas. Sabem qual música ficou em primeiríssimo lugar? _ Ne me quitte pas

Ah, essa música é linda, e na voz de Maysa é inesquecivel, mas primeiro lugar na frente de Only you - The Platers, Imagine e Yesterday - The Beatles?

Sei lá tudo é possível.....


AMORAS


Quando o verão
morre, as amoras
se vestem de luto.

.
Albano Martins
(Com as Flores do Salgueiros, de 1995)

PS
Albano Martins é um poeta português de fina textura. ... Albano Martins nasceu na aldeia do Telhado, Fundão, distrito de Castelo Branco
.

sexta-feira, 27 de março de 2009


Envelhecimento

Algum tempo atrás, talvez uns dias, eu era uma moça caminhando por um mundo de cores, com formas claras e tangíveis. Tudo era misterioso e havia algo oculto; adivinhar-lhe a natureza era um jogo para mim. Se você soubesse como é terrível obter o conhecimento de repente - como um relâmpago iluminado a Terra! Agora, vivo num planeta dolorido, transparente como gelo.
É como se houvesse aprendido tudo de uma vez, numa questão de segundos. Minhas amigas e colegas tornaram-se mulheres lentamente. Eu envelheci em instantes e agora tudo está embotado e plano. Sei que não há nada escondido; se houvesse, eu veria.


Frida Kahlo

27 de abril - Dia do Teatro

"Cacildas"


Pesquisas demonstram que egípcios, indianos e chineses já praticavam o teatro de forma primitiva, foi na Grécia Antiga, através na Tragédia Grega, que a arte ganhou importância por sua representação na formação da educação cultural da sociedade.

A comemoração do Dia Internacional do Teatro surgiu em Viena, na Áustria, em 1961, durante o 9° Congresso do Instituto Internacional de Teatro, órgão da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A data, 27 de março, assinala a inauguração das temporadas internacionais no Teatro das Nações, em Paris, iniciadas em 1954. Sendo que o 1° Festival Internacional foi realizado em 1957.

************************************************************************************

Reconhecimento pela arte, na celebração de uma grande atriz brasileira - Cacilda Becker - por Carlos Drummond de Andrade :

Atriz

A morte emendou a gramática.

Morreram Cacilda Becker

Não era uma só.

Era tantas.

Professorinha pobre de Piraçununga

Cleópatra e Antígona

Maria Stuart

Mary Tyrone

Marta de Albee

Margarida Gauthier e Alma Winemiller

Hannah Jelkes a solteirona

a velha senhora Clara Zahanassian

adorável Júlia outras muitas, modernas e futuras irreveladas.

Era também um garoto descarinhado e astuto: Pinga-Fogo

e um mendigo esperando infinitamente Godot.

Era principalmente a voz de martelo sensível martelando e

doendo e descascando a casca podre da vida

para mostrar o miolo de sombra a verdade de cada um nos mitos cênicos.

Era uma pessoa e era um teatro.

Morrem mil Cacildas em Cacilda.


Carlos Drummond de Andrade



segunda-feira, 23 de março de 2009


As mulheres são seres fantásticos. Em todos os sentidos que o termo possa encerrar. A elas pertence o poder de gerar vida, do seu sangue nascem cavalos alados, dão nome a furacões, tecem o tempo em fios de lã, matam e morrem por amor, vivem durante mais tempo e possuem um secreto poder de encantamento. As mulheres não precisam de um dia que as anuncie porque todos os dias lhes pertencem.

Margarida Antunes

E de repente é noite

Todos estão sós no coração da terra,
Atravessados por um raio de sol:
E de repente é noite
Salvatore Quasimodo


(trad. de Jorge de Sena – in Poesia do s.XX-Inova,Porto,1978)


DESPEDIDA


Se eu morrer,
deixai o balcão aberto.

O menino chupa laranjas.
(Do meu balcão eu o vejo.)

O segador sega o trigo.
(Do meu balcão eu o sinto.)

Se eu morrer,
deixai o balcão aberto!




Federico GARCIA LORCA – Canções

sexta-feira, 20 de março de 2009

Austria, oh Austria.....pesada fostes na balança e o teu saldo é.........

Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em 27 de janeiro de 1756 na cidade austríaca de Salzburgo

O patrimônio cultural da Áustria é muito rico. Vejamos:

Wolfgang Amadeus Mozart ocupa um lugar à parte como compositor, enquanto Franz Schubert desfruta também de grande popularidade. No domínio da filosofia e das ideias, destacam-se Sigmund Freud, e Ludwig Wittgenstein, uma das figuras mais influentes do pensamento do século XX. No campo das artes plásticas, a pintura de Gustav Klimt, de finais do século XIX, é admirada em todo o mundo.A Austria tem surpreendido o mundo através de seus filhos celebres, alguns tristemente celebres, como nos casos de sequestro e encarceramento de Elizabeth e de Natascha; e de Hitler, o ditador que perseguiu e matou mais de seis milhões de judeus..


Josef Fritzel e sua filha Elizabeth


Sigmund Freud, o pai da psicanalise

.Adolf Hilter, ditador alemão, nasceu em 1889 na Áustria.Hitler, responsável pela Segunda guerra e o massacre de mais de seis milhões de judeus

********************************************************

Josef Fritzl, austriaco, manteve encarcerada no porão de sua casa, por 24 anos sua filha Elizabeth, e com ela teve sete filhos.três foram educados como netos Um dos filhos morreu com 2 dias de nascido, Fritzl incinerou o corpo do bebe e jogou no jardim as cinzas.

Fritzl reconheceu que é culpado dos crimes de sequestro, escravidão, incesto, e assassinato , por omissão, do bebê recém nascido. Foi condenado a prisão perpétua.

Tambem na Austria Natasha Kampusch, foi seqüestrada aos 10 anos de idade, quando voltava da escola em 1998, e mantida em um pequeno porão, sem janelas, sob a garagem da casa de seu sequestrador, o engenheiro Wolfgang Priklopil, no subúrbio de Viena. Em 2006 Natasha conseguiu escapar de seusequestrador depois de de ter passado oito anos trancada no porão de uma casa em um subúrbio de Viena, onde também sofreu abusos era sexuais.

.
***************************************************************************

Arnold Schwarzenegger - Graz, Austria - É uma grande celebridade na Áustria. Descrito pelo Guiness como "o homem com o desenvolvimento mais perfeito na história do mundo". Foi eleito Governador da California em 2003. Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 6764 Hollywood Boulevard.


***********************************************************************


quarta-feira, 18 de março de 2009


MISTÉRIO

"Eu sou antes, eu sou sempre, eu sou nunca.
E o que me espera é exatamente o inesperado.
O que saberás de mim é a sombra da flecha que se fincou no alvo.
Pois há segredos que eu não conto nem a mim mesma.
O silêncio que trago em mim, é a resposta ao meu mistério"

Clarice Lispector

Revelação



Composição: Clodô e Clésio

Um dia vestido
De saudade viva
Faz ressuscitar
Casas mal vividas
Camas repartidas
Faz se revelar

Quando a gente tenta
De toda maneira
Dele se guardar
Sentimento ilhado
Morto, amordaçado
Volta a incomodar

terça-feira, 17 de março de 2009

Sonhar

Imagens google

Aqueles que sonham de dia conhecem muitas coisas que escapam àqueles que só sonham de noite.

Edgar Allan Poe

Dia Internacional da Mulher

Feminista libertária, escritora polêmica e oradora prestigiada

Maria Lacerda de Moura - Minas Gerais, a 16 de maio de 1887, Rio de Janeiro 1945

Maria Lacerda de Moura nasceu em Manhuaçu, Minas Gerais em 1887 e morreu aos 58 anos, no Rio de Janeiro, então a capital do Brasil. Educadora, conferencista, jornalista e escritora deixou uma obra apreciável, principalmente entre 1920 e 1935, sendo apreciada e também mal vista do Norte ao Sul deste país imenso. Os títulos de suas obras principais evidenciam suas atitudes rebeldes de denúncia das diversas formas de opressão sobre mulheres e oprimidos, pela família, pelo Estado e pela Igreja Católica.

Feminista libertária, escritora polêmica e oradora prestigiada, Maria Lacerda de Moura se destaca por uma vibrante atuação nos meios políticos, culturais e literários brasileiros, desde as primeiras décadas do século 20, destacando-se pela rebeldia que caracteriza sua experiência pessoal e os inúmeros artigos e livros que publicou. Nascida em Minas Gerais, a 16 de maio de 1887, forma-se pela Escola Normal de Barbacena, em 1904 e logo se interessa pelas idéias anticlericais e pedagógicas dos anarquistas, especialmente de Francisco Ferrer y Guardía, fuzilado pelo governo espanhol, em 1909.
Como líder comunitária, iniciou um trabalho junto às mulheres da região, incentivando um mutirão de construção de casas populares para a população carente da cidade e fundou a Liga Contra o Analfabetismo. Como educadora, mudou-se para São Paulo e começou a dar aulas particulares e a colaborar na imprensa operária e anarquista brasileira e internacional. Publicou (1918-1919) dois livros sobre a instrução das mulheres como instrumento transformador de suas vidas e assumiu a presidência da Federação Internacional Feminina, entidade criada por mulheres das cidades de Santos e São Paulo. Inseriu em seus estatutos (1921) a proposta de modificação do currículo de todas as escolas femininas, incluindo uma disciplina sobre a História da Mulher. Lançou a revista Renascença (1923), publicação cultural divulgada no movimento anarquista e entre setores progressistas e livre-pensadores. Deixou o magistério público, mas continuou atuando como educadora através da imprensa operária.


Alice Paul

Alice Paul

Dia Internacional da Mulher
- Não pude postar nada no dia Internacional da mulher, vou tentar me redimir publicando nesta semana sobre mulheres que fizeram historia, deixaram suas marcas, conquistaram direitos e melhorias para as gerações futuras


Alice Paul
Alice Stokes Paul (Janeiro, 1885 – Julho 9, 1977)

Uma mulher que lutou pelos direitos da MULHER nos Estados Unidos na segunda década do século XX. Alice e um grupo de mulheres lutaram incessantemente para que as mulheres americanas pudessem exercer o direito de votar. Uma vida de sobressaltos, de tortura quando foi presa, mas de vitória quando conseguiu do senado americano aquilo que teve como bandeira: a LIBERDADE!
Alice esteve presente na Sessão do Congresso que aprovou o voto feminino, dando imensa alegria as sufragistas da época. Isso aconteceu em 26 de agosto de 1920
Que mulher fantástica!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher

Madalena Caramuru - primeira mulher brasileira alfabetizada


Madalena Caramuru viveu na Bahia em meados do século XVI. Alguns historiadores, como Gastão Penalva e Francisco Varnhagen, atestam que ela foi a primeira mulher brasileira a saber ler e escrever, numa época em que as mulheres eram mantidas na absoluta ignorância.

Madalena Caramuru, indígena brasileira era filha de Diogo Álvares Correia, mais conhecido como Caramuru, com uma índia da tribo dos Tupinambás, Moema Paraguaçu. Madalena escreveu uma missiva de próprio punho ao bispo de Salvador, no dia 26 de março de 1561, pedindo que as crianças escravas, "que se vêem separadas dos pais cativos, sem conhecerem Deus, sem falarem a nossa língua e reduzidas a esqueletos", fossem salvas dos maus-tratos. Oferecia a quantia de 30 peças para o resgate das "pobres crianças", que não tinham forças para o trabalho. Afirmava que os negociantes de negros queriam que a morte as levasse depressa e lamentava que a Bahia, "que ainda ontem era berço de uma geração tão pura tivesse passado a ser vítima do domínio de negociantes negreiros, que a cada navio que chega despejam na praia, para serem vendidos em leilão, os inocentes pretos tão dignos de melhor sorte"...

14/11/2001: Selo Homenagem a Madalena Caramuru: Primeira Mulher Alfabetizada no Brasil; com valor facial de R$0,55. Ao centro da peça, figura uma jovem com características indígenas, trajando indumentária européia, de modo a simbolizar o processo de miscigenação entre brancos e silvícolas brasileiros, do qual Madalena Caramuru era fruto.

Em sua mão direita, aparece uma pena de escrivão, instrumento utilizado para a escrita na época em que a jovem viveu. Ao fundo, espécimes da flora brasileira (mamoeiro, cajueiro e coqueiro) e um manuscrito expressam o cenário do território nacional e a luta pela alfabetização da mulher.


segunda-feira, 2 de março de 2009

A rosa vermelha



A rosa vermelha
Semelha
Beleza de moça vaidosa, indiscreta.
As rosas são virgens
Que em doudas vertigens
Palpitam,
Se agitam
E murcham das salas na febre inquieta.

Mas ai! Quem não sonha num trêmulo anseio
Prendê-las no seio

Saudoso o Poeta. [...]

Castro Alves

Justiça autoriza tansfusão de sangue em Testemunha de Jeová.

Após conseguir autorização da Justiça, um hospital de Goiás realizou transfusão de sangue em um paciente testemunha de Jeová que dependia do procedimento para sobreviver.

Na sexta-feira de carnaval, o Hospital das Clínicas, ligado à Universidade Federal de Goiás, teve que recorrer a uma liminar, já que o movimento religioso não permite que seus integrantes recebam sangue de outra pessoa.

Após ter seu pedido negado pela 4ª Vara Federal de Goiânia, o hospital recorreu ao TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região). Diante da urgência do caso, o desembargador-federal Fagundes de Deus concedeu a liminar ainda na sexta-feira e o procedimento foi feito no sábado (21/2) pela manhã.

Na decisão, o desembargador destacou que o direito à vida é indisponível e está acima da liberdade religiosa. “O direito à vida, porquanto o direito de nascer, crescer e prolongar a sua existência advém do próprio direito natural, inerente aos seres humanos, sendo este, sem sombra de dúvida, primário e antecedente a todos os demais direitos”, diz o despacho de Fagundes de Deus.

O procurador federal Bruno Cézar da Luz Pontes ressaltou a importância da decisão para casos semelhantes no futuro. "Tudo foi feito em tempo recorde, abrindo inclusive um importante precedente no TRF1, que ainda não tinha enfrentado a matéria”, disse.

Atuaram em favor da UF-GO, responsável pelo HC, a Procuradoria Federal de Goiás e a Procuradoria Federal da 1ª Região, órgãos pertencentes à AGU (Advocacia Geral da União).

Fonte: ultima instância






domingo, 1 de março de 2009

Águas De Março



É pau é pedra
É o fim do caminho
É um resto de toco
É um pouco sozinho...

É um caco de vidro
É a vida é o sol
É a noite é a morte
É um laço é o anzol...

É peroba do campo
É o nó da madeira
Caingá, Candeia
É o matita-pereira...

É madeira de vento
Tombo da ribanceira
É um mistério profundo
É o queira ou não queira...

É o vento ventando
É o fim da ladeira
É a viga é o vão
Festa da Cumeeira...

É a chuva chovendo
É conversa ribeira
Das águas de março
É o fim da canseira...

É o pé é o chão
É a marcha estradeira
Passarinho na mão
Pedra de atiradeira...

É uma ave no céu
É uma ave no chão
É um regato é uma fonte
É um pedaço de pão...

É o fundo do poço
É o fim do caminho
No rosto um desgosto
É um pouco sozinho...

É um estrepe é um prego
É uma ponta é um ponto
É um pingo pingando
É uma conta é um conto...

É um peixe é um gesto
É uma prata brilhando
É a luz da manhã
É o tijolo chegando...

É a lenha é o dia
É o fim da picada
É a garrafa de cana
Estilhaço na estrada...

É o projeto da casa
É o corpo na cama
É o carro enguiçado
É a lama é a lama...

É um passo é uma ponte
É um sapo é uma rã
É um resto de mato
Na luz da manhã...

São as águas de março
Fechando o verão
E a promessa de vida
No teu coração...

É uma cobra é um pau
É João é José
É um espinho na mão
É um corte no pé...

São as águas de março
Fechando o verão
É a promessa de vida
No teu coração...

É pau é pedra
É o fim do caminho
É um resto de toco
É um pouco sozinho...

É um passo é uma ponte
É um sapo é uma rã
É um belo horizonte
É uma febre terçã...

São as águas de março
Fechando o verão
É a promessa de vida
No teu coração...

-Pau, -Edra, -Im, -Inho
-Esto, -Oco, -Ouco, -Inho
-Aco, -Idro, -Ida, -Ol
-Oite, -Orte, -Aço, -Zol...

São as águas de março
Fechando o verão
É a promessa de vida
No teu coração...


Composição: Tom Jobim


"Quando penso em voce, fecho os olhos de saudade"
Cecília Meireles

SONETO ANTIGO



Responder a perguntas não respondo.
Perguntas impossíveis não pergunto.
Só do que sei de mim aos outros conto:
de mim, atravessada pelo mundo.

Toda a minha experiência, o meu estudo,
sou eu mesma que, em solidão paciente,
recolho do que em mim observo e escuto
muda lição, que ninguém mais entende.

O que sou vale mais do que o meu canto.
Apenas em linguagem vou dizendo
caminhos invisíveis por onde ando.

Tudo é secreto e de remoto exemplo.
Todos ouvimos, longe, o apelo do Anjo.
E todos somos pura flor de vento.

Cecília Meireles


 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!