segunda-feira, 28 de abril de 2008

SOSSEGA CORAÇÃO - FERNANDO PESSOA


Sossega, coração! Não desesperes!
Talvez um dia, para além dos dias,
Encontres o que queres porque o queres.
Então, livre de falsas nostalgias,
Atingirás a perfeição de seres.
Mas pobre sonho o que só quer não tê-lo!
Pobre esperança a de existir somente!
Como quem passa a mão pelo cabelo
E em si mesmo se sente diferente,
Como faz mal ao sonho o concebê-lo!
Sossega, coração, contudo! Dorme!
O sossego não quer razão nem causa.
Quer só a noite plácida e enorme.
A grande, universal, solene pausa
Antes que tudo em tudo se transforme.


domingo, 27 de abril de 2008

Crônica - Crianças defenestradas


Alguém poderia questionar o título desse artigo no plural, afinal foi uma só criança que foi arremessada pela janela. Pobre Isabella.

Não, não foi uma só criança que foi defenestrada. Milhares de crianças foram e estão sendo defenestradas socialmente.Como assim?

A "defenestração social" não consiste na agressão física propriamente dita de jogar pela janela, que é ostensiva, visível, que causa as vezes clamor social. E a violência silenciosa, perpetrada a luz do dia, aos olhos da sociedade e das autoridades . É a mais difícil de se combater.

E só parar no semáforo e olhar, que vamos perceber mais de uma dezena de crianças que embora est4ejam ali fisicamente foram defenestradas pelas janelas do desamparo, da paternidade irresponsável, foram defenestradas pelas suas familias - provavelmente, famílias de desempregados - pelas autoridades omissas, foram defenestradas pela sociedade, e por nós que diligentemente fechamos o vidro de nosso carro quando alguma delas de nós se aproxima.
Crianças de rua, cidadãos da exclusão social. Defenestrados, sem escola, sem saude,...Ouvi recentemente uma estatística estarrecedora: a cada dois dias morrem cinco crianças vítimas de violencia. Ou seja, morrem defenestradas pelas janelas do desamor da desagregação familiar.

Quantas crianças vitimas de pedofilia e da prostituição? Suas pureza, inocência, equilibrio psicológico defenestrados pelas janelas da imoralidade, da corrupção e, da impunidade.

E que dizer do trabalho infantil? Crescimento fisico, intelectual, arremessados, esmagados, futuro, perspectivas , sonhos, possibilidades, defenestrados pela ganancia do ganho fácil, do descaso público.

O drama das Isabellas - Nardoni e Taynara - mexe conosco, nos envergonha, nos comove. Milhares de pessoas se reuniram e a uma só voz pediram justiça em favor de Isabella Nardoni. Sim, queremos justiça para as Isabellas, João Helio, Marias, Teresas, Ariadnes, Julias, Pedros, Toninhos. Queremos justiça para todas as crianças que morreram vitimadas por acidentes de trânsito, balas "perdidas", pela sanha de uma madrasta ciumenta, ou de um pai impulsivo. Queremos justiça pelas crianças que foram dizimadas pela dengue. “Quem está morrendo hoje? Com o avanço da doença, são as crianças, porque elas nasceram e não são imunes. Isso vira um pânico social, as pessoas ficam angustiadas. Quem será o próximo, qual será a próxima criança que vai morrer?”, alertam os médicos.

Queremos justiça, principalmente, para aquelas que embora defenestradas, ainda lhes restam um sopro de vida. Talves, ainda dê tempo de salvar seus intelectos, suas potencialidades . Quem sabe a cura do cancer, da aids, a invenção de um novo combustivel não poluente, um novo meio de produção de alimentos, ou uma invenção de uma tecnologia tão avançada para o bem da humanidade, venha exatamente de uma dessas crianças "defenestradas".

Mas cada um de nós pode contribuir de algum modo quais sejam: denunciando, cobrando das autoridades providencias, não podemos é ficar inertes frente ao grave mal.

Para mudar, o primeiro passo é rever a forma de olhar. Na lição do eminente procurador de Justiça do Estado do Paraná Dr. OLIMPIO DE SÁ SOTTO MAIOR NETO “A questão da infância e juventude não deve ser encarada sob o prisma jurídico, mas do ponto de vista social”.

Citando o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho: "Quando uma sociedade deixa matar suas crianças é porque começou seu suicídio como sociedade", ou ainda esse belo poema: "Se não vejo, na criança, uma criança, é porque alguém a violentou antes e o que vejo é o que sobrou de tudo que lhe foi tirado. Mas esta que vejo na rua sem pai, sem mãe, sem cama, sem casa e comida, essa que vive a solidão das noites sem gente por perto, é um grito, é um espanto. Diante dela, o mundo deveria parar para começar um novo encontro, porque a criança é o princípio sem fim e o seu fim é o fim de todos nós".


Autor: Roselee Salles

sábado, 26 de abril de 2008

RUA ::por Guilherme de Almeida



A rua mastiga
os homens:
mandíbulas
de asfalto,
argamassa,
cimento,
pedra e aço.
A rua deglute
os homens:
e nutre
com eles seu sôfrego
onívoro esôfago.
A rua dejeta
os homens:
o poeta,
o agiota,
o larápio,
o bêbado
e o sábio.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Eu te peço ó Senhor - Prov. 30,7,8,9



7- Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra:
8- Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume;
9 - Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o SENHOR? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em
vão.

Perguntas de um Operário Letrado - Bertold Brecht


Quem construiu Tebas, a das sete portas?

Nos livros vem o nome dos reis,

Mas foram os reis que transportaram as pedras?

Babilónia, tantas vezes destruída,

Quem outras tantas a reconstruiu?

Em que casas

Da Lima Dourada moravam seus obreiros?

No dia em que ficou pronta a

Muralha da China para onde

Foram os seus pedreiros?

A grande Roma

Está cheia de arcos de triunfo.

Quem os ergueu?

Sobre quemTriunfaram os Césares?

A tão cantada Bizâncio

Só tinha palácios

Para os seus habitantes?

Até a legendária Atlântida

Na noite em que o mar a engoliu

Viu afogados gritar por seus escravos.

O jovem Alexandre conquistou as Índias

Sozinho?

César venceu os gauleses.

Nem sequer tinha um cozinheiro ao seu serviço?

Quando a sua armada se afundou

Filipe de Espanha Chorou.

E ninguém mais?

Frederico II ganhou a guerra dos sete anos

Quem mais a ganhou?

Em cada página uma vitória.

Quem cozinhava os festins?

Em cada década um grande homem.

Quem pagava as despesas?

Tantas histórias

Quantas perguntas

quinta-feira, 24 de abril de 2008

No caminho com Maiakovski


Na primeira noite eles se aproximam

e roubam uma flor do nosso jardim.

E não dizemos nada.

Na segunda noite,

já não se escondem;

pisam as flores,

matam nosso cão,

e não dizemos nada.

Até que um dia,

o mais frágil deles

entra sozinho em nossa

casa, rouba-nos a luz,

e, conhecendo nosso medo,

arranca-nos a voz da garganta.

E já não podemos dizer nada.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Poetrix - Elefante e aliá - (INFANTIS)


Elefante, ah, ah,

Só o macho, a fêmea

Se chama aliá.

Roselee Salles

terça-feira, 22 de abril de 2008

Poetrix - Zebra (*infantis)


Zebra é um bicho
muito engraçado:
só veste listrado!

Roselee Salles

Saudade - Cecilia Meirelles

HenrietteBrowneMeninaescrevendo

A natureza da saudade é ambígua: associa sentimentos de solidão e tristeza – mas, iluminada pela memória, ganha contorno e expressão de felicidade. Quando Garrett a definiu como “delicioso pungir de acerbo espinho”, estava realizando a fusão desses dois aspectos opostos na fórmula feliz de um verso romântico.Em geral, vê-se na saudade o sentimento de separação e distância daquilo que se ama e não se tem. Mas todos os instantes da nossa vida não vão sendo perda, separação e distância? O nosso presente, logo que alcança o futuro, já o transforma em passado. A vida é constante perder. A vida é, pois, uma constante saudade.Há uma saudade queixosa: a que desejaria reter, fixar, possuir. Há uma saudade sábia, que deixa as coisas passarem , como se não passassem. Livrando-as do tempo, salvando a sua essência da eternidade. É a única maneira, aliás, de lhes dar permanência: imortalizá-las em amor . O verdadeiro amor é, paradoxalmente, uma saudade constante, sem egoísmo nenhum.

domingo, 20 de abril de 2008

O Tamanho das Pessoas (Shakespeare)


"O tamanho varia conforme o grau de envolvimento.
Ela é enorme para você, quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado.
É pequena para você quando só pensa em si mesmo,quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas:A amizade, o respeito, o carinho, o zelo e até mesmo o amor.
Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida,quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto com você.
É pequena quando desvia do assunto.
Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma.
Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.
Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.
Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande.
Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.
É difícil conviver com esta elasticidade:As pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros,mas de ações e reações, de expectativas e frustrações.
Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma.O egoísmo unifica os insignificantes.
Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande.....
É a sua sensibilidade sem tamanho..."

sábado, 19 de abril de 2008

Orem pela paz de Israel


Orem pela paz de Israel

"Shaalu Shelom Ierushaláyim"

quinta-feira, 17 de abril de 2008

RAQUEL DE QUEIROZ


"[...] tento, com a maior insistência, embora com tão
precário resultado (como se tornou evidente), incorporar a
linguagem que falo e escuto no meu ambiente nativo à
língua com que ganho a vida nas folhas impressas.
Não que o faça por novidade, apenas por necessidade.
Meu parente José de Alencar quase um século atrás vivia
brigando por isso e fez escola."

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Haikay - Sabiá


Canta o sabiá.

A noite vem, cobre a terra,

Extâse suave!

Roselee Salles

Outono - Haicai -


Folhas ao vento,

Novos tons na paisagem -

Chegou outono!
Roselle Salles

Terral


Terral da manhã

Nos leques da palmeira

Rolas arrepiadas.

Roselee Salles

terça-feira, 15 de abril de 2008

VARA JUDICIAL(O porquê do título "Vara")



OS MAGISTRADOS ingleses portavam uma vara, símbolo da autoridade. Com ela, abriam as audiências. O alvará de 30 de junho de 1652 assim, díspunha: E os magistrados e julgadores que usam da insígnia da vara não as possam trazer de rota ou de outra coisa semelhante, salvo madeira, da espessura costumada, não as trazendo abatidas, mas direitas na mão, levantadas em proporção ao corpo; e só as prisões lhes permite as possam trazer quebradiças." Essas varas eram pintadas de branco ou de vermelho. As pintadas de branco competiam aos juízes letrados. As de vermelho, aos juízes leigos. Conforme as Ordenações, sob pena de multa, teriam os juízes que as trazer, continuadamente, quando pela vila andassem: "E os juízes ordinários trarão varas vermelhas, e os juízes de fora, brancas, continuadamente, quando pela vila andarem, sob pena de quinhentos réis por cada vez, que sem ela forem achados" (Liv. 1°, tit. 65, § 1°). A vara, que é a insígnia da autoridade e poder dos juízes, passou a exprimir a própria circunscrição ou área judicial em que o juiz exerce a sua jurisdição e autoridade.

(V, VOCABULÁRIO JURÍDICO, de Plácido e Silva, vol. IV, p. 1626).

segunda-feira, 14 de abril de 2008

As flores e as cores

A cor amarela traz equilíbrio interno dos pensamentos e emoções,induz, paz, silêncio e calma.
O sol é amarelo, girassóis também. Ouro, riquezas também são representados pelo amarelo dourado !


O branco traz leveza, o espaço, a liberdade, o vazio, a frieza, a verdade, a ausência, a limpeza, o infinito, a luz... a sabedoria, a inteligência, a divindade, o bem, o recomeço...O branco, que muitas vezes se considera como uma não-cor... é como o símbolo de um mundo onde todas as cores, em sua qualidade de propriedades de substâncias materiais, se tenham desvanecido...






AZUL.As coisas mais preciosas na natureza tem essa cor: o céu e o mar.
Quando se quer dizer que tudo está bem se diz : Tudo azul.
E flores azuis são belas e raras, Miosótis, hortências são azuis.
A nobreza tem sangue azul.
Os olhos de Belle também são azuis.
E a rosa azul é tão rara, que chega-se a acreditar ser impossivel a sua existencia.
Amo a cor azul.

Vermelho, vermelhaço,vermelhusco, vermelhante, vermelhão...Meu coração é vermelho ...Tudo é garantido Após a rosa vermelhar Tudo é garantido Após o sol vermelhecer... (Fáfa de Belem)
Vermelho representa amor, paixão, força, energia.
Se o amor tivesse cor seria vermelha, e sua representação seria um coração ou uma rosa?

Roselee Salles

A leitura de todos os bons livros é.....

A leitura de todos os bons livros é qual uma conversação com as pessoas mais qualificadas dos séculos passados." - Descartes
"Vejo os pombos no asfalto / eles sabem voar alto / mas insistem em catar as migalhas do chão." - Zeca Baleiro (Blues do Elevador)

"As paixões são como ventanias que enfurnam as velas dos navios, fazendo-os navegar; outras vezes podem fazê-los naufragar, mas se não fossem elas, não haveria viagens nem aventuras nem novas descobertas." - Voltaire

"Pois tudo que é grandioso é perigoso; e é verdade, como diz o adágio, que o que é belo é difícil." - Sócrates (A República - 495a-e)
"Não te envergonhas de tentares adquirir o máximo de riqueza, fama e honrarias, e de não te importares nem cogitares da razão, da verdade e de melhorar o quanto mais a tua alma?" - Sócrates

"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Dalai Lama

"Para o homem, enquanto homem, nada tem valor a não ser que ele possa fazê-lo com paixão." - Max Weber

"Rir é correr risco de parecer tolo. Chorar é correr o risco de parecer sentimental. Estender a mão é correr o risco de se envolver. Expor seus sentimentos é correr o risco de mostrar seu verdadeiro eu. Defender seus sonhos e idéias diante da multidão é correr o risco de perder as pessoas. Amar é correr o risco de não ser correspondido. Viver é correr o risco de morrer. Confiar é correr o risco de se decepcionar. Tentar é correr o risco de fracassar. Mas os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo é não arriscar nada. Há pessoas que não correm nenhum risco, não fazem nada, não têm nada e não são nada. Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas elas não conseguem nada, não sentem nada, não mudam, não crescem, não amam, não vivem. Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas, privam-se de sua liberdade. Somente a pessoa que corre riscos é livre!" - Seneca (orador romano)

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota." - Theodore Roosevelt

"A vida que não é examinada não vale a pena ser vivida." - Sócrates

"Ama-se mais aquilo que se conquista com mais dificuldade." - Aristóteles

"O homem verdadeiramente sábio não diz tudo que pensa, mas pensa tudo quanto diz." - Aristóteles

"Nenhum ser humano tem plena consciência das engenhosas artimanhas a que recorre para escapar à sombra terrível do conhecimento de sua própria pessoa. " - Joseph Conrad

"No silêncio forma-se o talento. Mas o caráter, no turbilhão do mundo." - Goethe

"A questão não é o que fazem conosco, mas sim o que fazemos com o que fazem conosco." - Sartre

"Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar para atravessar o rio da vida - ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o. " - atribuída a Nietzsche

"A essência da felicidade é não ter medo." - atribuída a Nietzsche

"Uma mulher pode muito bem tornar-se amiga de um homem; mas para manter essa amizade - para isso é necessário talvez uma antipatia física." - Nietzsche

"Existe muita loucura no amor, mas também existe muita razão na loucura." - Nietzsche

"Uma pessoa de raros dons intelectuais, obrigada a fazer um trabalho apenas útil, é como um jarro valioso, com as mais lindas pinturas, usado como pote de cozinha.” - Artur Schopenhauer

''A vida é um pêndulo que oscila entre o tédio e o sofrimento. A felicidade é apenas uma cessação de ambos!''Arthur Schopenhauer

"A beleza é triste pois ela está no lugar de algo que se foi. O tempo perdido não pode ser recuperado. Sua beleza só pode ser vivida como ausência: a beleza dói... Magia é isto: invocar o que se foi, mas que continua a nos habitar. Ou será poesia?" - Rubem Alves

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperá-la. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." - Confúcio

"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons" - Freud
"Amar é dar o que não se tem a alguém que não o quer” - Lacan

"Todos nós nascemos originais e morremos cópias." - Jung

"O que Pedro diz sobre Paulo informa muito mais sobre Pedro do que sobre Paulo." - Jung
"Só se ama o que não se possui completamente." - Proust

"Você não pode ensinar nada a um homem: você pode apenas ajuda-ló a encontrar a resposta dentro dele mesmo." - Galileu Galilei

"Pra que exportar comida se as armas dão mais lucro na exportação? (...) O senhor da guerra não gosta de crianças" - Renato Russo (Legião Urbana)
"Niguém liberta ninguém. Ninguém se liberta sozinho. As pessoas se libertam em comunhão." - Paulo Freire
"Do lugar onde estou já fui embora." - Manoel de Barros (Livro Sobre Nada)
"O artista é um erro da natureza. Beethoven foi um erro perfeito." - Manoel de Barros (Livro Sobre Nada)
"Pois o belo muda, o saber muda, a inteligência muda, a medida muda. Mas o desejo é inalterável." - Rubem Fonseca (A Confraria dos Espadas)

""Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." - Saint Exupery

"A vida é o que acontece enquanto estamos pensando em outra coisa." - Oscar Wilde

"A guerra deve ser em vista da paz, a atividade em vista do ócio. As coisas necessárias e úteis em vista das coisas belas. É verdade que é preciso desempenhar uma atividade e combater, mas muito mais importante é estar em paz e em ócio, assim como fazer as coisas necessárias e úteis, mas mais importantes são as coisas belas." - Aristóteles

"Mais do que a arquitetura, contam os amigos, a vida, e este mundo injusto que devemos resgatar." - Oscar Niemeyer

"Não faça aos outros o que não queres que te façam." - Jesus Cristo

"Só os medíocres dão o melhor de si o tempo todo." - Oscar Wilde

"O sonho não acabou! Vamos encarar a realidade. Não se drogue por não ser capaz de suportar sua própria dor. Eu já estive em vários lugares e só me encontrei em mim mesmo." - Jonh Lennon

"Ri das cicatrizes quem jamais foi ferido." - William Shakespeare

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota." - Theodore Roosevelt

"É impossível ir em direção à nossa luz sem que, ao mesmo tempo, tenhamos que enfrentar a sombra que nos habita." - Graf Dürckheim

"Se tenho um relógio em minha mão e a mantenho fechada, tenho um relógio e não tenho mais mão." - Jean-Yves Leloup

"É melhor atirar-se em luta, em busca de dias melhores, do que permanecer estático como os pobres de espírito, que não lutaram, mas também não venceram. Que não conheceram a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito, ao final de sua jornada na Terra, não agradecem à Deus por terem vivido, mas desculpam-se diante dele, por simplesmente, haverem passado pela vida." - Bob Marley

"O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos." - Lao-Tsé

"Era um pacto de incêndio, contra esse espaço de rotina cinzenta entre o nascimento e a morte que chamam vida." - Rubem Fonseca (A Confraria dos Espadas)

"Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos." - Cora Coralina

"De tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver aumentarem as nulidades, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, rir-se da honra, ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

"As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras." - Nietzsche

"Todo coração em caos traz uma estrela cintilante ." - Nietzsche

"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você" - Nietzsche (Além do Bem e do Mal)

"Aqueles que compreendem alguma coisa em sua dimensão mais profunda, raramente permanecem fiéis a ela para sempre. Porque expuseram essas profundezas à clara luz do dia; e o que lá se encontra não é em geral agradável de ver." - Nietzsche

"A melhor cura para o amor é ainda aquele remédio eterno: amor retribuído." - Nietzsche

"Qual é a marca da liberdade realizada? Não mais corar de si próprio." - Nietzsche

"Opiniões públicas, ócio privado." - Nietzsche

domingo, 13 de abril de 2008

dia internacional do beijo


Este domingo (13) é o Dia Mundial do Beijo. E há maneira melhor de se comemorar uma data tão importante do que beijando muito?

Beijar, atividade que envolve 29 músculos, queima calorias e libera a serotonina, hormônio do bom-humor.

É claro que há algumas doenças que podem ser transmitidas pelo beijo na boca, como sifílis, herpes e uma série de infecções bacterianas. “Mas são um pouco mais difíceis. A mais comum de ser transmitida é a mononucleose, que é até conhecida como ‘a doença do beijo’”, afirma o médico.

Beijar faz bem para o coração. É o que defende Denise Knowles uma terapeuta e sexóloga britânica, que afirma que beijar pode ser uma das maneiras para combater a depressão,o beijo pode ser uma maneira fácil e rápida de obter um pouco de bem-estar a curto prazo. Isso porque beijar, como qualquer atividade física, ativa a liberação de endorfinas no cérebro, substância ligada às sensações de prazer. E, convenhamos, beijar é muito mais interessante que correr na esteira.

E você já beijou hoje?

sábado, 12 de abril de 2008

Crônica - Em busca do tempo perdido

Com mil perdões Marcel, eu também ando em busca do tempo perdido, embora saiba que jamais o encontrarei. Mesmo assim tenho vivido em dois mundos: interior, graças a uma série de reminiscências, e mundo exterior, graças a contemplação no espelho do meu rosto envelhecido .
....
Acordo, encho um copo com água, pego meu remédio para hipertensão, tomo um gole de água e não me lembro se tomei ou não a capsula do bendito remédio. Volto ao quarto para pegar meus óculos, no meio do corredor desisto, é que não lembro mesmo o que ia buscar no quarto.Volto ao quarto, acho que era a Revista Veja dessa Semana que eu ia pegar. Pego a revista e como não consigo ler sem óculos, lembro-me que eram os óculos o objetivo primeiro da minha incursão ao quarto.

Engraçado como minhas filhas (que têm menos da metade da minha idade) vivem me perguntando nomes e confirmação de fatos que ocorreram no passado, e eu quase sempre me lembro.

- Mãe como era o nome da menina rica daquela novela Parque de Diversão.
- O nome da menina é Maria Joaquina e o nome da Novela é Carrossel.
- Ai, como eu tenho saudade da minha infância, da Escola....
- A Escola, esta sim, era Escola Parque.
- Lembra mãe do primeiro livro que li...
- Claro que lembro: De onde vem os bêbes.
- Eu com cinco anos já queria saber de onde vinham os bêbes?
- Não, você queria saber o que era "camisinha", o que era AIDS.
Quanto mais antiga a informação, mais precisa a minha resposta. Porém, mais interessantes são as lembranças que acontecem espontaneamente. Pois é, as vezes uma frase, um som , um odor me fazem viajar na máquina do tempo. Não, não é para o futuro que viajo, e para o passado, para um tempo distante. O pior é que tem acontecido com mais freqüencia do que eu poderia desejar.
Hoje, não sei nem porquê , comecei timidamente a cantarolar uma velha canção, depois já confiante cantei todinha, não esqueci nem uma palavrinha!!!!.
Eis a canção, velha canção, certamente tem mais de cinqüenta anos:

Quero beijar-te as mãos
Minha querida
Senta junto de mim
Vem, por favor
És o maior enlevo
Da minha vida
És o reflorir do meu amor
Sinto nesta ansiedade
Que minha alma invade
Que me faz sofrer
A luz de um divinal querer
Eterna glória de viver
Se tu me quiseres tanto
Quanto eu que vivo
Para te adorar
Será um mundo de esplendor
O nosso amor
Amor, nosso amor.

Enquanto cantava aconteceu um flash back: me ví e a minha prima da mesma idade, numa sala com minha mãe e outros adultos; cantávamos, eu a minha prima, a canção acima. Os adultos se divertiam com a apresentação musical. Alguém comentou que era muito raro decorar palavras tão difíceis para crianças de quatro anos.
Ah, eu tinha quatro anos...
Meu medo é na próxima "viagem" ir para um tempo tão remoto, tão remoto, que me impeça de achar o caminho de volta....
Só o Dr Sig prá explicar...

Roselee Salles

sexta-feira, 11 de abril de 2008

O SILÊNCIO

"http://www.animeseumundo.com.br" target="_blank" title="Quero fazer scraps animados">

O silêncio é doçura:
Quando não respondes às ofensas,
Quando não reclamas os teus direitos,
Quando deixas à Deus a defesa da tua honra.
O silêncio é misericórdia:
Quando te calas diante das faltas de teus irmãos,
Quando perdoas sem remoer o passado,
Quando não condenas, mas intercedes em segredo.
O silêncio é paciência:Quando sofres sem te lamentares,
Quando não procuras consolação junto aos homens,
Quando não intervéns, esperando que a semente germine lentamente.
O silêncio é humildade:
Quando te apagas para deixar aparecer teu irmão,
Quando, na discrição, revelas dons de Deus,
Quando suportas que tuas ações sejam mal interpretadas,
Quando deixas os outros a glória da obra inacabada.
O silêncio é fé:
Quando te apagas, sabendo que é Ele quem age...
Quando renuncias às vozes do mundo para permanecer na Sua presença..
.Quando te basta que só Ele te compreenda.
(Desconheço a Autoria

A Um Ausente - Drummond



Tenho razão de sentir saudade,

tenho razão de te acusar.

Houve um pacto implícito

que rompeste e sem te despedires foste embora.

Detonaste o pacto.


Detonaste a vida geral,

a comum aquiescência de viver

e explorar os rumos de obscuridade

sem prazo sem consulta sem provocação

até o limite das folhas caídas na hora de cair.



Antecipaste a hora.

Teu ponteiro enlouqueceu,

enlouquecendo nossas horas.

Que poderias ter feito de mais grave do que o ato sem continuação,

o ato em si, o ato que não ousamos nem sabemos ousar

porque depois dele não há nada?


Tenho razão para sentir saudade de ti,

de nossa convivência em falas camaradas,

simples apertar de mãos, nem isso,

voz modulando sílabas conhecidas e banais

que eram sempre certeza e segurança.
Sim, tenho saudades.

Sim, acuso-te porque fizeste

o não previsto nas leis da amizade e da natureza

nem nos deixaste sequer o direito de indagar porque o fizeste, porque te foste

quinta-feira, 10 de abril de 2008

A palavra é


"A palavra é o Verbo, e o Verbo é Deus"

Hugo, Victor

QUINTANEANDO II



"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.


"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui...

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.


"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.


"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

QUINTANEANDO


Girassóis

Os girassóis parecem flores de retórica.
Mario Quintana In: Da Preguiça como Método de Trabalho
********

As Venezianas

Venezianas que não sejam verdes são um verdadeiro crime contra a natureza.
Mario QuintanaIn: Da Preguiça como Método de Trabalho

********

Agressão

O ataque de uma borboleta agrada mais do que todos os beijos de um cavalo.
Mario QuintanaMario Quintana – Poesia CompletaIn: Da Preguiça como Método de TrabalhoEditora Nova Aguillar, 2005.

********

As Más Companhias

Os eremitas deixam as más companhias pela má companhia.
Mario Quintana In: Da Preguiça como Método de Trabalho

************

Os Intermediários

Nunca me acertei bem com padres, os críticos e os canudinhos de refresco.
Mario QuintanaIn: Da Preguiça como Método de Trabalho

***********

Belo Vs Triste
É bonito mas é triste” – frase que ainda se ouve da parte de senhoras que ainda lêem. Não sei o que tem o belo (não o “bonito”) a ver com o triste ou o alegre – conceitos aliás tão relativos...
A beleza – que está acima dessas e outras coisas, embora possa incluí-las – a beleza não comporta adjetivos.
Mario Quintana In: Da Preguiça como Método de Trabalho

*******

É isso mesmo.

Quem nunca se contradiz deve estar mentindo.
Mario Quintana In: Da Preguiça como Método de Trabalho


segunda-feira, 7 de abril de 2008

Uma Rosa Azul


Eu quero uma rosa
uma rosa singular
Uma rosa azul, mimosa
da cor das aguas do mar.

Eu quero uma rosa
Uma rosa azulada
Da cor dos miosótis
Uma rosa orvalhada.

Nas veias da nobreza
Azul é o sangue que flui
Eu quero uma rosa azul
Com selo "True blue".

A minha rosa azul,
Ainda há de florescer
Hei de vê-la bela, airosa
Antes do meu anoitecer.

Roselee Salles

..........................................................................
O que era apenas um sonho, um símbolo do impossível, transformou-se realidade. O Japão, ah os japoneses, deu ao mundo a primeira rosa azul. As pétalas são de um azul quase lilás. Os cientistas implantaram enzimas que produzem o pigmento delfinidin, comum em outras flores azuis, mas não nas rosas. A flor também recebeu genes retirados das pétalas do amor-perfeito. A primeira rosa azul do mundo é um sonho realizado.

Eu me esqueci no armário


Eu me esqueci no armário.

Pensei estar vivendo,

estudando, trabalhando, sendo!

Pensei ter amado e odiado,

aprendido e ensinado,

fugido e lutado,

confundido e explicado.

Mas hoje, surpreso,

me vi no armário embutido calado,

sozinho, perdido, parado.


Fabio Rocha

www.fabiorocha.com.br

SEI QUE CANTO


"SEI QUE CANTO.
E A CANÇÃO É TUDO. TEM SANGUE ETERNO
A ASA RITMADA
."
(CECÍLIA MEIRELES)

domingo, 6 de abril de 2008

Ai palavras, Ai palavras ....


A verdadeira viagem de descoberta consiste em não procurar novas paisagens,mas em ter novos olhos"
(Marcel Proust)


"Sempre que abrir a boca,as suas palavras devem valer mais do que o seu silêncio"
(Padre Mustafa)"


Muitas pessoas são educadas o bastante para não falar com a boca cheia, porémnão se preocupam em fazê-lo com a cabeça oca"
(Orson welles)

sábado, 5 de abril de 2008


"As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão.

Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão."
Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 4 de abril de 2008

E abriu o livro das obras....


Em 11 de agosto de 1999 esperava-se o fim do mundo por conta das profecias de Nostradamus nas Centúrias. E o fim do mundo não veio. As profecias do falso profeta foram a bancarrota. Que alívio...
Mas haverá sim, um grande e terrível dia, o dia mais terrível que já aconteceu à humanidade, mais terrível que a destruição de Sodoma e Gomorra, mais terrível ainda que a destruição de Roma, e muito, muito mais terrível que a destruição de Jerusalém. Mais terrível que a Segunda guerra mundial, onde Hitler sacrificou mais de seis milhões de judeus. Mais terrível que a bomba lançada sobre Hiroshima e Nagasaky, muito mais terrível que o ataque Terrorista às torres gêmeas em NY, comandado por Usama Byn Laden.
Não, não se trata de outra profecia de Nostradamus. Essa testemunha é fiel e verdadeira, seu nome é João.
Quando ele, João teve a visão, estava na ilha de Patmos. Ele descreveu: vi um Grande Trono Branco e o que nele estava assentado. Viu João também, grandes e pequenos, em pé, esperando o seu julgamento.
E por que grande? Porque grande é o Juiz, e que grande tribunal. Maior, incomparavelmente maior e mais poderoso que o de Luiz Ignacio, Presidente do Brasil, Maior que Bush – presidente do EUA, maior em gloria e poder do que Durão Barroso, Presidente da Comissão Européia.

Nesse grande e terrível dia, os mares, as profundezas apresentarão seus mortos ressuscitados: Ulisses, as vitimas do Titanic, do Kusch, Wilhelm Gustloff, entre 5.700 e 7.000, Goya com quase 7.000 soldados, Steuben , um navio alemão
afundado durante a Segunda Guerra Mundial, com cerca de 4,5 mil vítimas . As vitimas do Bateau Moche também serão devolvidas.
Todos comparecerão ao grande julgamento, não haverá álibi, habeas corpus, alvarás, nenhuma medida de escape será possível naquele terrível dia.
Então o grande Julgador abrirá o Livro das Obras. Quem estará lá?
Reis, Imperadores, Barrabás, Poncio Pilatos, Judas, Hitler, Idi Amin Dadá, Sadan Hussein, Jim Jones, Messalina, Mussoline, traficantes, seqüestradores, pedófilos e muitos que receberam Deus , mas os prazeres terrestres, o poder a fama, a honra desse mundo, os arrastaram para o lamaçal do pecado: os falsos profetas.
Nesse grande e terrível dia obra nenhuma ficará oculta – quem matou PC e Suzana, que foi feito da menina Madelleinne, quem seqüestrou Carlinhos, tudo será revelado.
Então se abrirá o Segundo Livro – O Livro da Vida – O Grande Julgador chamará os nomes dos inscritos, um a um. Após cerrará o Livro. Sem chance para aqueles que ficaram de fora da lista. Para esses é o fim...

quinta-feira, 3 de abril de 2008

crônica - Ana Cañas - Dios existe!


Assisti pela terceira ou quarta vez entrevista com a cantora Ana Cañas.

É um encanto essa menina, jovem (27 anos), bonita, talentosa, carismática, e dona de uma voz melodiosa. Uma diva.

O excelente disco de estréia de Ana Cañas prima por ser autoral, e sua poderosa voz de contralto fez dela uma das grandes descobertas recentes da música brasileira. Antes mesmo de gravar o primeiro disco, já era apreciada por gente famosa como Chico Buarque, Toquinho, Nelson Jobim .

Ana é formada em artes cênicas, talvez por isso interpreta suas canções de forma tão peculiar.

A proposito Ana quer dizer Graça. É isso que ela é .... e prova que Dios existe.....


Letras de Ana Cañas

Eu e meus amigos - contos minimalistas



Beto comprou uma cobertura de 400m.

Sônia é promotora.

Teresa, próspera comerciante.

Dilza está viajando. Gozando a aposentadoria.

Paulo é o unico dono de uma faculdade.

Eu? Também cresci.... mês que vem submeto-me a
uma cirurgia bariátrica !
Roselee Salles

terça-feira, 1 de abril de 2008

Manhãs de sonho, ou fuga, ou nos braços de Morfeu- conto minimalista




Recebeu a noticia da morte da mãe pela mãnha.
Desde então dorme tarde e acorda após as doze horas. Não tem mais surpresas nas primeiras horas do dia.
Suas manhãs são de sonhos.


Paulinho - conto minimalista


Tinha quarenta e sete anos.
Solteiro e esquizofrênico.
A ninguém transmitiu sua herança genética.
A pensão previdenciária, sim
.

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!