quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Nelson Mandela - A luta pela igualdade





i
Em encontro com o premiê britânico Gordon Brown,
em Londres, em 2008,quando completou noventa anos. (AP)




Mandela foi preso em 1962 e condenado à prisão perpétua em 1964, acusado de planejar ações armadas contra o Governo sul-africano, «Tenho defendido o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas convivam em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual espero viver e que espero alcançar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer», disse, sentado no banco dos réus.

Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou bandeira de todas as campanhas e grupos antiapartheid ao redor do mundo. Mandela permaneceu preso por 27 anos.

Enquanto estava na prisão, Mandela enviou uma declaração para o CNA em que dizia: "Unam-se! Mobilizem-se! Lutem! Entre a bigorna que é a ação da massa unida e o martelo que é a luta armada devemos esmagar o apartheid!"

Mandela foi libertado pelo presidente Frederik de Klerk em 1990. Tornou-se então líder do Congresso Nacional Africano (ANC), do qual já de há muito se tornara referência. A sua experiência de luta contra o apartheid, a sua postura de moderado no período de transição para uma ordem democrática sem segregação, o claro objectivo de operar a reconciliação nacional que norteou as suas relações com o Presidente de Klerk, valeram-lhe um inesgotável prestígio no país e no estrangeiro. Mandela é provavelmente o político com maior autoridade moral no continente Africano, o que lhe tem permitido desempenhar o papel de apaziguador de tensões e conflitos.

Mandela foi eleito o primeiro Presidente negro da Africa do Sul, recebeu mais de duzentos e cinquenta premios internacionais entre eles o Nobel da Paz
Há 20 anos, Nelson Mandela saiu da cadeia de Victor Vester, nos arredores da Cidade do Cabo, em direção à liberdade, de mãos dadas com Winnie Mandela, sua mulher. O futuro Presidente da África do Sul caminhou em direção a um mar de gente que o aguardava nas ruas, sem aparato de segurança especial, dando início ao processo de edificação da democracia.

Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.
Nelson Mandela

Nenhum comentário:

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!