terça-feira, 6 de abril de 2010

Conto - "A inteligencia humana tem limite, a estupidez não"

E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim.

Eu sentia uma atração irresistível pelo Beco da Saudade. Havia outros caminhos para chegar a escola, mas eu preferia o Beco da Saudade a qualquer outro. O motivo da atração era a pintura roxa na parede branca, a pintura era bem antiga, e embora o branco estivesse encardido, o roxo dos letreiros era bem vivo. Eu me detinha diante do letreiro e lia:
Antonio Wilson dos Santos
1928* - 1954+

"A inteligencia humana tem limite, a estupidez não."

Saudades eterna de sua irmã

As letras eram firmes, bem distribuidas e a cor pouco comum exerciciam um fascínio sobre mim, mas a frase era o que mais me intrigava, o que será que a irmã do Antonio quis dizer? O que teria acontecido ao Antonio? Eu fazia contas nos dedos Se ele nasceu em 1928 e morreu em 1954, então ele morreu com 26 anos. Ele morreu no mesmo ano que eu nasci, portanto há 11 anos, e o interresante é que a pintura parecia tão recente.
Perguntei à outras crianças da minha idade o que elas sabiam sobre a pintura no Beco, nada sabiam, algumas nunca nem tinham passado pelo Beco, os adultos também evitavam o Beco da Saudade.
Certa vez, quando passava pelas proximidades do Beco acompanhada de minha avó, instei com ela para que atravesassemos o tal Beco. Minha avó retorquiu que não gostava de passar por ali, e me perguntou por que tamanho interesse. Confessei que os letreiros me chamavam a atenção. Passamos pelo beco e nos detivemos diante do escrito. Perguntei a minha avó se ela conhecia o Antonio e sua historia. Minha avó contou-me, com olhos marejados, que Antonio era jovem e trabalhador, mas nos finais de semana bebia cachaça, e quando isso acontecia esbravejava, xingava os transeuntes, enfim quando bêbado era tremendamente hostil. Num desses finais de semana embriagou-se e foi a via publica, xingou o padre o prefeito e até o delegado. Alguem foi a Delegacia pedir providencias. Designaram o soldado Barbosa para recolher o9 arruaceiro. O Soldado acercou-se do bêbado e anunciou "Teje Preso". Antonio saiu correndo, ou melhor cambaleando, haja vista seu estado de embriaguês. O soldado Barbosa então disparou contra Antonio, pelas costas, que tombou para sempre...
- Meu Deus.... e o que aconteceu ao Soldado Barbosa?
- Nada. Ele alegou resistencia a autoridade; fez carreira, é o atual Sargento Barbosa.
-Sargento Barbosa, o nosso vizinho?
- Sim, ele mesmo.
- E a irmã de Antonio que foi feito dela?
- Pobre Rosalva, não casou para cuidar dos irmãos, seus pais haviam falecido quando ela era bem jovem, sendo a unica mulher e mais velha assumiu a criação dos irmãos, ela tinha um outro irmão que morreu de acidente automobilistico, Antonio era seu unico irmão vivo. Dizem que foi interna numa Casa de Repouso.Ficou Louca.
- Pobre mulher...
- Tem mais uma coisa que eu preciso lhe contar.Eu quero que você não fique triste. Tudo isso aconteceu faz muito tempo, voce era muito criança.
- Voce sabe como seu pai morreu?
- Sim, num acidente automobilistico, numa cidade de São Paulo.
- Então; ele, o seu pai, e o Antonio, eram irmãos.

Nenhum comentário:

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!