domingo, 30 de março de 2008

Mãos de dama


Era época de ferias e o Tio Rique que só tinha dois filhos homens e já adultos, gostava muito que as sobrinhas passassem ferias em sua casa. Gostava especialmente da mais nova. Waleska, a menor, tinha cabelos loiros encarocolados, Rosemarie tinha cabelos loiros porém lisos. Eram primas. Tio Rique expressava sua preferência pelos cabelos cacheados, parece um anjinho de calendário repetia. Rosemarie não se incomodava com os elogios à prima menor, preferia seus cabelos lisos, não precisava amarrá-los, de manhã quando acordava estavam quase penteados. As duas meninas de seis e nove anos ladeavam o tio Henrique, estavam sentados em uma rede. Tio Rique segura as mãozinhas de Waleska e diz: tens lindas mãos, dedos finos e longos, mãos de dama. Rosemarie, olha suas mãos pequenas, dedos curtos e roliços, fica visivelmnte acanhada. Tio Rique tenta reparar: suas mãos também são bonitinhas, curtinhas, parecem de uma bonequinha.Rosemarie guardou o comentário em seu intimo por toda a vida.
A vida separou as meninas. Quinze anos depois se encontram.Rosemarie está gravida pela primeira vez, suas mãos edemaciadas parecem mais ainda com mãos de boneca. Rosemarie repara que Waleska está envelhecida, tem expressão cansada, os cabelos alisados não lhe conferem mais ares angelical.
- Então Waleska que tens feito da vida?
- Filhos, muitos filhos.
- Não sabias que tinhas casado.
- Não, não casei...
- Mas, tens quantos filhos?
- Cinco filhos, um com cinco anos, outro de quatro, três, dois, e ultimo que ainda vai fazer um ano. Comecei aos 14 anos e não parei mais...
-Rosemarie olha as mãos de Waleska, seus dedos ainda são finos e longos. Mãos de dama.
Só as mãos...


Roselee Salles

Nenhum comentário:

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!