domingo, 3 de agosto de 2008

Rio Araguaia - Goiás/Brazil/Beleza Natural

O Rio Araguaia (rio das araras ou papagaio manso , no dialeto Tupi , nasce em Goiás, nas formações elevadas existentes no Parque Nacional das Emas, reserva ecológica - área de proteção ambiental - situada na divisa dos estados de Goiás e Mato Grosso, próximo à cidade de Mineiros.

Pertence à bacia amazônica e, ao longo de mais de 2000 km de curso, marca a divisa dos estados de Mato Grosso e Goiás, Mato Grosso e Tocantins e, ainda, Pará e Tocantins, desaguando no Rio Tocantins, na tríplice divisa de Tocantins, Pará e Maranhão.

Em quase toda a extensão de seu curso, apresenta, no período que vai de maio a outubro, praias de areias brancas e limpas, o que, aliado a uma fauna e flora bastante rica em espécies e volume, vem despertando a atenção do turista e dos amantes da natureza no mundo inteiro.

O maior número de acampamentos no trecho que o rio passa pelo Estado de Goiás são montados no município de Aruanã.


O por do sol visto das margens do Rio Araguaia é uma das images mais belas captadas por turistas e veículos de comunicação.


Durante a seca nos meses de julho e agosto, formam-se em seu leito ilhas de areia que são utilizada como área de acampamento por turistas.



Um comentário:

anderson eduardo disse...

Boa tarde. Adorei seu blog, belos post. Tenha uma semana maravilhosa
www.melhorangulo1.blogspot.com

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!