domingo, 2 de novembro de 2008

MOSAICO


PAVÃO PSICODÉLICO IONE LINS

A palavra MOSAICO é de origem grega e significa: paciente, digna das Musas; trabalho de rara beleza, feito com materiais que duram séculos. Tecnicamente é a necessidade de transformar a pedra em pintura, é a idéia da composição musiva.

A técnica da arte musiva consiste na colocação de tesselas, que são pequenos fragmentos de pedras, como mármore e granito moldados com tagliolo e martellina, pedras semi-preciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre qualquer superfície. Nos dias de hoje, o mosaico ressurgiu, despertando grande interesse, sendo cada vez mais utilizado, artisticamente, na decoração de ambientes interiores e exteriores.

Pilastras revestidas com cones de argila coloridos e fixados em massa, na Mesopotâmia de antes de Cristo, parecem ser o primeiro trabalho de mosaico registrado pela humanidade.


Os motivos eram geométricos e revelavam inspiração na arte da tapeçaria.


Já na Macedônia os gregos formavam quadros de pequenos seixos brancos, pretos e de vários tons de vermelho com cenas de luta e de caça, além de motivos mitológicos.



Na antiguidade romana, pavimentos em zonas nobres feitos de mármore ou terracota têm registros na história.



A partir de 40 a.C. a Itália torna-se o maior centro de produção de mosaicos. Ele era utilizado principalmente em motivos religiosos, revestindo pisos e paredes. Ravena é umas das cidades italianas onde se encontram mosaicos maravilhosos. O mosaico bizantino utiliza muito os tons dourado e prateado e foi utilizado principalmente no revestimento de tetos de igrejas.


No Brasil o mosaico foi utilizado por Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake em diversas de suas obras. Ele ainda é utilizado, principalmente na construção civil em imensos painéis, na decoração de piscinas e em pisos e paredes dos mais diversos ambientes.


Cada objeto em mosaico é unico: o corte de cada pedaço é feito artesanalmente e fica muito difícil repetir as formas utilizadas em um motivo.

Nenhum comentário:

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!