quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Acelerador de partículas - LHC, Big Bang - e a Biblia!!!!

Foto: Cern

"Partículas de Deus"

“Que é o homem, para que te lembres dele? ou o filho do homem, para que o visites? Fizeste-o um pouco menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste “(Hb2:6,7) ”

Na fronteira entre a Suíça e a França, num túnel com 27 quilômetros de circunferência, construído 100 metros abaixo do solo, foram instalados quatro grandes detectores, no interior dos quais vão produzir-se colisões de protões numa velocidade próxima da luz.

A sigla LHC significa Grande Colisor de Hádrons, em inglês. Os hádrons são o nome genérico das partículas que são compostas por quarks, os componentes básicos dos prótons e nêutronsO nome assusta, e o apelido mais ainda -- ele é chamado popularmente como "a partícula de Deus".
Descartando quaisquer riscos, os cientistas envolvidos com o LHC estão empolgadíssimos.
Muitos e muitos estudos dizem que não há risco nenhum de destruição do planeta. Mas como decidir o que fazer, se o risco, embora baixíssimo, envolve a destruição da Terra? Sir Martin Rees, o astrônomo real britânico, escreveu um livro inteiro ("Hora Final", ou "Our Final Hour", no original) para alertar sobre experimentos como esse, que, embora com uma probabilidade muito baixa, têm chance de causar resultados catastróficos.


Gaspar Barreira, director do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, explica o processo: vão ser acelerados «dois feixes de protões em sentido oposto», produzindo choques, que «darão lugar a energias tais que recriam as condições do universo nos primeiros momentos após o Big Bang». .

O cientista salienta que o acelerador de partículas «é a máquina mais complexa que o homem já construiu».

O projeto foi pensado ao longo de 20 anos, envolvendo mais de 40 países e seis mil cientistas.

Os cientistas afirmam que nada será criado, ou destruído."Estas experiências na prática a única coisa que irão mudar é o conforto que teremos na compreensão do que é o universo. Hoje em dia quando olhamos para o céu à noite e vemos estrelas só estamos a ver quatro por cento do universo, os outros noventa e seis por cento não sabemos o que é".

O teólogo Anselmo Borges considera que será muito importante que se possa descobrir a chamada “partícula de Deus” nas experiências que estão a ser feitas, esta quarta-feira, com o acelerador de partículas.

«Aí é que volta sempre a pergunta: o mundo cria-se a si mesmo, explica-se por si mesmo ou, pelo contrário, tem na sua raiz no seu fundamento, um Deus pessoal, transcendente, criador?», questionou.

«Faço um apelo a Deus. Aliás, o Deus no qual eu acredito é o Deus que nos dá a inteligência para que nós aprofundemos o mundo, os conhecimentos, a realidade a nível científico. Estou absolutamente entusiasmado com esta experiência em curso», adiantou.

Este professor de Filosofia fez ainda questão de notar que o plano da religião e da ciência são planos à parte, uma vez que a «ciência por si não demonstra a existência de Deus, mas também não nega a existência de Deus».

*******************

Eu não sou contra a tecnologia e a ciência, tenho em minha casa muitos eletrônicos e a maioria dos eletrodomésticos que facilitam e dão conforto, adoro viajar de avião, e estou sempre atenta às novas descobertas. Ah, sim, se não fora a descoberta da penicilina, e a classificação sanguínea há muito já teria morrido. E o que dizer da nano ciência? Amo ordenadores e suas mil facetas, blogar, então, é uma paixão. Mas, quando a ciência contradiz a minha fé fico com esta, a ciência não é infalível, já teve que voltar atrás muitas vezes.
Embora alguns teólogos afirmem que ciência é fé são coisas distintas, eu creio não ser possível a separação em compartimentos estanques, a bíblia não é um tratado de ciências, sua mensagem central é o plano salvítico do homem na cruz por Jesus Cristo, mas o cientista atento encontrará na bíblia lições de cientificidade.(Abaixo só alguns exemplos)


Vejamos:


"No princípio Deus criou os céus e a terra." (Gênesis 1:1)
Houve tempo em que os cientistas debatiam acaloradamente quanto a se houve algum princípio ou se a matéria sempre existiu. Em 1979, contudo, a revista Time disse: "A maioria dos astrônomos aceita agora a teoria de que o universo teve um instante de criação. . . .

A teoria da Grande Explosão soa mui similar à história que o Velho Testamento sempre tem contado."


Terra Redonda - Jó disse que a terra é redonda muito antes que Galileu (Jó 2.2). Galilei teve de se retratar perante a igreja católica para não ser decapitado.

Código genético - O código genético é a maior prova da sofisticação da criação de Deus. Após anos de estudos, por meio de uma mega equipe mundial de cientistas, “quase” 100% do código genético humano foi decifrado, todas as combinações genéticas possíveis do ser humano como cor de cabelo, altura, etc. Os cientistas “analisam” o que Deus criou nos mínimos detalhes.

. Existe um livro onde o autor é o diretor do projeto Genoma... este livro se chama "A Linguagem de Deus" e o autor, uma pessoa que passou boa parte da vida sendo ateu, vem justamente colocar Deus dentro da ciência, através de inúmeros relatos e explicações encontradas no livro

Ciclo das aguas - "Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr." Eclesiastes 1:7 Como é que o escritor de Eclesiastes sabia do ciclo de condensação e evaporação da água? O sol evapora a água do oceano, o vapor da água sobe e se transforma em nuvens, a água nas nuvens cai de volta para a terra como chuva, se ajunta formando rios, e estes correm de volta ao oceano. Isto não foi conhecido até ser descoberto por Galileu, em 1630! Como é que o escritor de Eclesiásticos soube disto no ano 1000 a.C., 2500 anos antes que a ciência?!


Teoria da Relatividade - "Mil anos diante de Vós são como o dia de ontem que se foi ou como uma vigília da noite".(Sl. 90.4)

Mas a pergunta que não quer calar é - Qual a finalidade da criação dessa máquina "acelerador de partículas", qual a vantagem para a humanidade desse experimento?

Não estariam os homens criando uma nova Torre de Babel?


PS: Fiquei em dúvida quanto ao marcador deste post: ciência, religião, Vasto Mundo?

Decidi-me por Pollá tá deiná… (Há muitos assombros, porém o homem é o maior deles).


Nenhum comentário:

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!