sexta-feira, 5 de setembro de 2008


Tenho o meu pequeno tratado de sociologia,

uma sociologia de horizontes modestos.

Ponho-me a remorder

continentes, povos, hábitos e costumes,

mas a minha sociologia não

passa disto,

uma sociologia de esquinas.

Da malta e das esquinas,

e tudo muito limitado.

Vem antes de mim

e irá para além um pedaço.

Antes, era o grupo do Jacaré,

a geração que me precedeu.

Vinham. como sempre, após os estudos,

por volta das cinco da tarde,

um a um,

sentar-se na dobra do passeio, à esquina,

alguns inda vinham da geração anterior.

Agora outro grupo, outra esquina,

outros nomes (alguns ainda se sentaram

à minha beira).

As coisas mudam muito,

mas nesta essencialidade

a malta permanece.

E, ainda,

com a brisa da tarde a cair,

se vêm sentar na borda do passeio,

à esquina.

Eu aqui mordo-me de lembranças

e saudades,

faço esta sociologia

e nunca mais, com a brisa da tarde a cair,

me irei sentar na borda do passeio,

à esquina...


Rui Knopfli

Nenhum comentário:

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!