quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Mais Nelson Rodrigues - Frases.

  • extraídas do livro "Nelson Rodrigues, Meu Irmão", de Stella Rodrigues, editado pela José Olympo, Rio de Janeiro, 1986.

  • “O verdadeiro Cristo? É o Cristo verdadeiro. O falso cristo é o cristo dos padres de passeata. Há um cristo de passeata que é mais falso do que Judas. É a igreja dos padres de passeata. Eu sou cristão, mas não me venham falsificar Cristo como uísque nacional”.
  • Ai daquele que, num desafio suicida, tenta individualizar-se”.
  • “O mundo só pode ser dos que têm razão. Mas a razão é todo um maravilhoso esforço, toda uma dilacerada paciência, toda uma santidade conquistada, toda uma desesperada lucidez”.
  • “Dá-me um certo cansaço, um certo tédio, ouvir que sou contra o jovem. Não sou contra ou a favor de ninguém, automaticamente. Há pulhas, há imbecis, há santos, há gênios de todas as idades. Naturalmente, o jovem tem o defeito salubérrimo da imaturidade”.
  • “Naquele momento instalou-se em mim uma certeza para sempre: a Opinião Pública é uma doente mental”.
  • “Eu sofro pressões incríveis. Todo mundo, a comunidade, exige que sejamos imbecis”
  • “A verdadeira apoteose é a vaia. Os admiradores corrompem”.
  • “A peça para rir, com essa destinação específica, é tão obscena e idiota como o seria uma missa cômica”.
  • “A única coisa que me mantém de pé é a certeza da alma imortal. Eu me recuso a reduzir o ser humano à melancolia do cachorro atropelado”.
  • “A análise de grupo é indesculpável. É a liquidação da mercadoria”.
  • “O trágico na amizade é o dilacerado abismo da convivência”.
  • “Não acredito no teatro de denúncia porque acho meio esdrúxulo o autor, que manda nos personagens, que cria situações, injetar o próprio sentimento nos pobres-diabos que ele manipula”.
  • “O sujeito que lê ou ouve um esquerdista, leu e ouviu todos os esquerdistas”.
  • “Eu considero a ONU uma delinqüente da pior espécie”.
  • “A grande tragédia da carne começou quando o homem separou o sexo do amor. Como não somos vira-latas, nem urramos no bosque, o sexo sem amor é um progressivo suicídio”.
  • “Na minha obra está clara, transparente, uma violenta nostalgia da pureza”.
  • “Os ‘compreensivos’ frustram a juventude em sua rebeldia”.
  • “A mulher não é inferior ao homem. Só o fato de ser mãe a torna superior. A mulher só se inferioriza quando, para imitar o homem, começa a dizer palavrões”.
  • “Só acredito em Deus. É algo de tão vivo, de visível, tangível, algo que podemos beijar”.
  • “A olho nu, qualquer um percebe a ascensão social, econômica, política do idiota. Outro dia, passou por mim um automóvel das Mil e Uma Noites, sim, um desses Mercedes irreais, com cascata artificial e filhote de jacaré. Lá dentro, ia um idiota flamejante”.
  • “Esse mundo absolutamente nivelado, não seria justo. Porque o melhor, o mais inteligente, o mais capaz, merece mais. Deve ganhar mais. Agora deve haver o mínimo compatível com a dignidade humana, para todos, rigorosamente para todos”.
  • “Nós sabemos que o sujeito mais livre do mundo é o leitor. Nada interfere no pudor, na exclusividade e na inocência de sua relação com a obra escrita. Está só, espantosamente só, com o soneto, o romance, o texto dramático. Já o espectador é o mais comprometido dos seres”.
  • “Daqui a duzentos anos, os historiadores vão chamar este final de século de a mais cínica das épocas”.
  • “A burrice, nós sabemos, é um tipo de loucura dos mais desvairantes”.
  • “É impraticável a discussão política nobre. Sempre que pensa politicamente, o sujeito se desumaniza e desumaniza os problemas”.
  • “Uma virtude do desenvolvido que desponta no brasileiro é o hábito do psicanalista. Sabe-se que a angústia é, se me permitem a metáfora, a flor do lazer, a jóia da ociosidade. Para ser um bom neurótico, o sujeito precisa de tempo e, além disso e obviamente, dinheiro”.
  • “Veja o Brasil. Isso estava caminhando para uma fulminante cubanização. E, então, os militares tiveram uma função histórica... Isso aqui ia virar o caos, ia ser um mar de sangue”.
  • “Não sei se vale a pena viver num mundo que só sabe odiar. Mundo que está sofrendo uma monstruosa e espantosa castração espiritual”.
  • “Eu acho que o jovem só pode ser levado a sério quando fica velho”.

Nenhum comentário:

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!