sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

DESASSOSSEGO

INTERVALO

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTB3r-5DoPCDnBu09SMeGzBpwAYPrHVHf0wi4Ro7A-pjDMGMv5IwMPMlEZZ9vRnYCBjUTRywp_20Y0W89y08OOz_xSqZUQ6dXeIWupYkQRkG8_yfhyb1iGSgInMoujVrs-SBAlWAjCKwd3/s320/MIRA00035241.jpg

Antefalhei a vida, porque nem sonhando-a ela me pareceu deleitosa.
Chegou até mim o cansaço dos sonhos... Tive ao senti-lo uma sensação externa e falsa, como a de ter chegado ao término de uma estrada infinita. Transbordei de mim não sei para onde, e aí fiquei estagnado e inutil. Sou qualquer coisa que fui. Não me encontro onde me sinto e se me procuro, não sei quem é que me procura. Um tédio a tudo amolece-me. Sinto-me expulso da minha alma.
Assisto a mim. Presenceio-me. as minhas sensações passam diante de não sei que olhar meu como coisas externas. Aborreço-me de mim em tudo. Todas as coisas são, até às suas raízes de mistério, da cor do meu aborrecimento.
Estavam já murchas as flores que as Horas me entregaram. A minha única acção possível é i-las desfolhando lentamente. E isso é tão complexo de envelhecimentos!
A mínima ação é-me dolorosa como uma heroicidade. O mais pequeno gesto pesa-me no ideá-lo, como se fora uma coisa que eu realmente pensasse em fazer.
Não aspiro a nada. Dói-me a vida. Estou mal onde estou e já mal onde penso em poder estar.
O ideal era não ter mais ação do que a ação falsa de um repuxo - subir para cair no mesmo sítio, brilho ao sol sem utilidade nenhuma a fazer som no silêncio da noite para que quem sonhe pense em rios no seu sonho e sorria esquecidamente.

trecho 182, Livro do Desassossego, Bernardo Soares


Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi mucho

 
DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!